segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Evitem o uso de repositórios PPA no Ubuntu e derivadas

Repositórios PPA (Personal Package Archives) são aqueles que possuem um ou mais pacotes inexistentes nos repositórios oficiais do Ubuntu, seja numa versão mais nova, com recursos extras, por ser muito recente, ou outro motivo qualquer.

Tais programas ficam sob responsabilidade de seus "desenvolvedores", inclusive riscos potenciais à segurança, devido a bugs e falta de atualizações, como toda e qualquer incompatibilidade que se apresente durante a instalação e uso.

Lembre-se de que a Canonical não tem nenhum compromisso com os mesmos. E o que funciona hoje pode deixar de fazê-lo amanhã. Então, o uso é de sua responsabilidade, sem choros.

Sempre que um problema com PPA acontece, eu recomendo ao usuário deixá-lo de lado e usar a versão "oficial" do Ubuntu, principalmente se os recursos extras não são vitais para aquele. Ou se não pode aguardar uma correção.

Também é comum os casos de abandonware, ou seja, lança-se um pacote "X" pruma determinada versão e adeus. Ninguém se dedica a sua manutenção.

Veja abaixo um exemplo clássico de erro, durante a instalação. A quem se recorre? Nem sempre os usuários conseguem uma solução.


Não digo para não usar repositórios PPA. Digo para fazê-lo se houver real necessidade, sabendo dos riscos antecipadamente, sem possibilidade de choro se algo der errado.

Até a próxima dica!
;-))

Nenhum comentário:

Postar um comentário