domingo, 24 de julho de 2016

Plugando sua tv em um notebook com linux e interface LXDE

Na dica de hoje, explico como conectar sua tv em um notebook com lxde. Usarei por base o Lubuntu, mas você poderá experimentar em qualquer linux, desde que faça as devidas adaptações, o que não será visto aqui.

Usaremos um cabo HDMI para conectar os aparelhos, o que facilita muito as coisas. Você poderá usar as duas telas simultaneamente, ou apenas uma delas, segundo suas necessidades. O servidor gráfico utilizado é o X.org; o de som, pulseaudio.

Primeiramente instale os pacotes responsáveis pela configuração do som, o pulseaudio. Passarei os do Ubuntu e Debian. Nas demais distros, procure os equivalentes e instale-os segundo os procedimentos padronizados para elas.

Abra um terminal e digite (em uma só linha, ignorando o sinal "\"):

UBUNTU E DERIVADAS
$ sudo apt-get install gstreamer0.10-pulseaudio gstreamer1.0-pulseaudio \
   libcanberra-pulse pavucontrol paman pulseaudio-esound-compat \
   pulseaudio-module-bluetooth pulseaudio-module-jack pulseaudio-module-x11 \
   pulseaudio-utils

DEBIAN E DERIVADAS
$ su - [+ ENTER]
$ sudo apt-get install gstreamer0.10-pulseaudio gstreamer1.0-pulseaudio \
   libcanberra-pulse pavucontrol paman pulseaudio-esound-compat \
   pulseaudio-module-bluetooth pulseaudio-module-jack pulseaudio-module-x11 \
   pulseaudio-utils

Localize a entrada HDMI no seu notebook:


Agora, na sua tv:


Separe um cabo HDMI como este:


Conecte o cabo no notebook:


E a outra ponta na tv:


Agora veremos as configurações de som, fornecidas pelo pulseaudio. Clique no ícone de som, na barra de tarefas, com o botão direito do mouse:


A aba "Reprodução" controla o som no sistema, como nas aplicações em uso:


A aba "Gravando", os aplicativos que façam uso do microfone:


A aba "Dispositivos de saída" direciona a saída do som:


A aba "Dispositivos de entrada" seleciona a captura do som:


Na aba "Configuração" você escolherá a saída de som na tv ou notebook:


Veja um exemplo de opções de saída na porta HDMI, que pode ser diferente pra você: 


Para terminar, o último detalhe: veja na imagem abaixo o aplicativo onde se configura os dois monitores. É nele que iremos trabalhar:


Veja as opções disponíveis na aba "Opções rápidas". Nelas você determina como serão exibidas as imagens, se nos dois ou em um monitor:


O pulo do gato está na aba "Avançado", onde deve-se ativar a tv na entrada HDMI do notebook. Sem isso, não aparecerá imagem deste na tv:


Chega de lero-lero. Mãos na massa! Com sua tv conectada ao notebook, ligue-a e selecione a porta HDMI nas configurações daquela:


Aparecerá uma tela preta, é normal.


Vá em "Configurações do monitor" -> aba "Avançado" e ative a entrada HDMI. Clique em "Aplicar" que a imagem aparecerá na tv. Depois clique em "Salvar":



Pronto! A partir desse momento, você tem saída dupla da imagem, como pretendido. Tudo que aparecer no notebook, estará simultaneamente na sua tv.


Volte no aplicativo "Configurações do monitor" -> aba "Opções rápidas" e veja as que o menu lhe oferece. Ele é autoexplicativo. Se você deseja assistir filmes no netflix, google filmes ou similar, desative a tela do notebook e assista somente pela tv.

CONFIGURAÇÕES DO SOM

Se tudo deu certo até aqui, a imagem estará onde você deseja, mas o som saíra nos autofalantes do notebook. Para configurá-lo na sua tv, basta colocar um filme ou uma música e escolher as opções no menu do pulseaudio -> aba "Configuração":



Selecione uma das opções com "HDMI" até que o som saia na tv. Feche o aplicativo e curta o que o linux lhe dá de melhor. Ah! Essa configuração é permanente.


Até a próxima dica!
;-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário