sábado, 2 de julho de 2016

Configurar o telegram na barra de tarefas do ubuntu e derivadas

Nesta dica explico como fazer para que o telegram inicie minimizado, na barra de tarefas de sua interface gráfica preferida. Testei apenas no lubuntu, interface lxde, mas creio que funcione com as demais.

Em primeiro lugar instale o cliente para linux, seguindo a dica do Edivaldo Brito. Nela tem tudo que você precisa saber sobre esse excelente aplicativo. Terminado o procedimento, faça os ajustes abaixo.

O cliente fica em /opt/telegram, diretório que não está no $PATH do sistema. Se não sabe o que significa, dê uma lida neste tutorial.

Abra um terminal e digite os comandos abaixo, na ordem:

$ sudo updatedb
$ cd /opt/telegram
$ ls

Copie o ícone do telegram para as pastas de ícones da sua distro:

$ sudo cp telegram.svg /usr/share/icons
$ sudo cp telegram.svg /usr/share/pixmaps

Crie um link do aplicativo no $PATH de sua distro:

$ sudo ln -s /opt/telegram/Telegram /usr/local/bin/telegram

Estes são os ajustes necessários, que facilitarão nosso trabalho, motivo desta dica. Continuemos. Lembre-se que, pelo terminal, você está em /opt/telegram. Volte para seu $HOME com o comando "cd":

$ pwd
/opt/telegram

$ cd + [ENTER]
$ pwd
/home/seu_login

Agora criaremos o arquivo que permitirá que o telegram inicie minimizado, na barra de tarefas de seu linux. Para isso você utilizará seu editor de texto preferido (ETP), como super usuário ou root, assim:

$ sudo ETP /etc/xdg/autostart/telegram.desktop

E acrescente o conteúdo abaixo:

[Desktop Entry]
Name=Telegram
Comment=Telegram
Icon=telegram
Exec=dbus-launch telegram -startintray
Terminal=false
Type=Application

O "dbus-launch" é necessário porque, sem ele, o ícone não aparece na barra de tarefas. E o link do $PATH "chamará" o aplicativo na pasta de origem, sempre que digitar "telegram" no terminal, ou criar um script ou arquivo de configuração.

O arquivo /etc/xdg/autostart/telegram.desktop iniciará o aplicativo para todos os usuários que logarem no computador. Caso deseje o mesmo apenas no seu espaço de usuário, crie o telegram.desktop na pasta /home/seu_login/.config/autostart, como usuário comum:

$ ETP /etc/xdg/autostart/telegram.desktop

Se você chegou até aqui, todo o procedimento está feito. Parece complicado pois tivemos o cuidado de explicar-lhe detalhadamente, para que soubesse o porquê de cada passo. Agora reinicie sua interface gráfica e veja o resultado:

ANTES


DEPOIS



Até a próxima dica!
;-))

Nenhum comentário:

Postar um comentário