sábado, 23 de julho de 2016

Atualizando o firmware dos roteadores TP-LINK no linux

Na dica de hoje explico como atualizar o firmware de seu modem, roteador ou modem-roteador TP-LINK TD-W8951ND, por meio do linux. Na realidade você pode fazê-lo com qualquer dispositivo, de qualquer marca.

Em primeiro lugar, você deve baixar o firmware correto, segundo as orientações do fabricante, o que não será visto aqui. Geralmente você precisará do modelo e versão do firmware instalado. Veja a figura abaixo os dados citados:



Com o firmware no computador, você deverá descompactá-lo com botão direito do mouse -> extrair aqui. No nosso caso, o firmware tem o nome de "ras" e nenhuma outra identificação. Se você baixar a versão errada, já era. Muito cuidado então:



Agora você conectará seu computador com a interface web do modem. Para isso, digite o endereço IP que vem na parte inferior do dispositivo. Anote também o usuário/senha padrão:


Acessando a página web do modem-roteador, entre com o login/senha padrão (não se esqueça de alterá-os mais tarde, por segurança):


Agora você deve acessar a página específica para atualização do firmware. Cada modem ou roteador tem uma diferente, por isso não há como dar um caminho universal. Chegando lá, anote a versão do firmware instalado, para conferência posterior:


Agora navegue até o diretório onde você descompactou o novo firmware. Veja as imagens abaixo para ter uma idéia:






Agora clique em "Atualizar", "Upgrade" ou equivalente, esperando o carregamento e instalação do firmware no dispositivo:


Terminado o processo, o modem ou roteador ira reiniciar. Aí será necessário entrar novamente com o login/senha. Entrando na interface web do dispositivo, retorne na página de atualização do firmware e confirme a nova versão, com a anterior:


Parabéns, seu modem ou roteador está com o firmware mais novo, e correções de bugs e atualizações foram aplicados.

Até a próxima dica!
;-))

Nenhum comentário:

Postar um comentário