terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Configurando impressoras em rede no KDE4

Na dica de hoje explico como instalar uma impressora em rede no seu desktop,  pelo KDE4. Instale-a e configure-a num computador remoto, o que não veremos aqui.

Certifique-se também de que o cups esteja instalando e ativo no seu pinguim, inclusive os drivers para aimpressora em questão.

Vá no menu k -> configurações do sistema -> configurações de impressoras e clique no ícone:


Na janela que se abrir clique em nova impressora -> Appsocket/HP-JetDirect e insira o endereço IP da máquina onde está a impressora, o "servidor de impressão":



Este endereço IP deve ser fixo, ad-hoc ou por DHCP, ou a impressora não funcionará quando o servidor reiniciar. 

Inserido aquele, clique em "avançar". Escolha a marca e o modelo da impresora e, por fim, dê um nome a ela:




Terminada a configuração, selecione a aba "configurações -> tornar padrão" e desmarque "status da impressora -> compartilhado":


Agora vá na aba "políticas -> permissões de usuário e grupo -> negar impressão para todos, exceto estes usuários" e coloque seu login e do root. Esse passo aumenta a segurança:


Nas demais abas, "opções da impressora" e "opções do trabalho" faz-se os ajustes necessários. Teste-os até achar a configuração adequada para as suas necessidades.

Na aba "configurações" você pode imprimir uma pagina de teste para ver se está tudo ok. Caso dê algum erro, volte os passos e tente descobrir o que informou errado.

Até a próxima dica!
;-))

Nenhum comentário:

Postar um comentário