quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Instalando o programa paup4b10-x86-linux no linux

Na dica de hoje explico como instalar o programa paup4b10-x86-linux em qualquer distribuição linux.

Ele tem por função "estabelecer relações de parentesco entre organismos diferentes, baseado nas análises de DNA, a partir de proteínas, cromossomos, e outros parâmetros". Também é conhecido como "parsimony".

Deixemos de lero-lero e vamos direto ao assunto. Baixe o aplicativo clicando aqui. Geralmente é salvo na pasta "Downloads" ou outra que você configurou no seu navegador. No meu caso foi em "Meus downloads". Veja:


O importante é saber onde ele foi baixado. Agora vá na respectiva pasta e descompacte o programa com o botão direito do mouse -> "extrair aqui":



Agora mudaremos o nome do programa, para ficar mais fácil trabalhar com ele. Clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo paup4b10-x86-linux -> "Renomear" e troque por "paup" (sem aspas):



Agora vamos dar permissão de execução ao programa paup. Isso permitira que o ele funcione, ou seja, possa ser usado no seu computador. Clique nele novamente com o botão direito do mouse -> "Propriedades - aba Permissões":



Agora marque a opção "Permitir a execução do arquivo como um programa" e feche a janela. 


Agora abra um terminal na mesma pasta onde está o executável (=programa), usando mais uma vez o botão direito do mouse:



Neste mesmo terminal, escreva o comando abaixo para certificar-se de que está no mesmo diretório do programa:

$ ls paup

Veja:


Agora vamos movê-lo para o diretório /usr/local/bin, onde será executado toda a vez que se precisar. Para isso digite as linhas abaixo, dando [ENTER] logo após:

$ sudo mv paup /usr/local/bin

O linux pedirá que digite a senha de usuário. Após este passo, o programa estará no diretório indicado. A partir de agora, para usar o programa, basta abrir um terminal e digitar:

$ paup

Até a próxima dica!
;-))

Nenhum comentário:

Postar um comentário