segunda-feira, 5 de maio de 2014

Instalando o solydK, distro linux baseada no Debian

Na dica de hoje apresento o solydxk, distros baseadas no debian wheezy que subdivide-se nas variantes SolydX (com XFCE) e SolydK (com KDE). O site você acessa aqui e existem as versões business e home edition. 

Vou ensinar como se instala com as seguintes partições: /boot, / (raiz), /usr e /home, sem swap em disco. No final mostro link para criá-lo em arquivo, muito mais rápido!

Bote o dvd para dar boot no modo live e, ao terminar o carregamento, clique no ícone de instalação:


Escolha a localização para o Brasil e o teclado abnt2:



Defina usuário, senha e nome do computador. Se tiver webcam, pode tirar uma foto para ser o avatar (não recomendo... rsrsrsrs):


Agora vamos ao particionamento do disco. Preste muita atenção! Clique em "editar partições":


Clique na representação do HD com botão direito e apague todas as partições do mesmo. Isso detonará o windows ou qualquer SO instalado:




Agora criaremos as partições mencionadas! Clique na representação do HD com o botão direito do mouse -> new e coloque o tamanho desejado em "new size (MiB)". Em Criate as: ponha "Primary partition". Todas as partições serão assim. Não use extendida!



Repita o processo com a demais partições e no final haverá um disco dividido desta forma:


Agora é a hora da verdade: se você desistir da instalação, faça-o neste momento e saia do gparted. Depois de apertar o botão "apply al operations" já era:




Saia do particionador para continuarmos a instalação:


Outro passo muito importante! Clique em cada partição com o botão direito do mouse e atribua seus respectivos nomes, como mostro abaixo.





Deixe o padrão para instalação do grub e o plymouth, tema de boot. Só altere a instalação do primeiro se souber o que está fazendo!


Confira se as opções estão corretas e clique em "instalar". Agora é só aguardar o término do processo, que varia de computador para computador:




Reinicie seu SolydX ou SolydK e parta para o abraço! ;-)


Pode-se criar outros esquemas de particionamento, inclusive com swap em disco. Mas sempre deixe o /home separado, pois protege seus dados. Fica a seu critério. Para swap em arquivo, veja nossa dica aqui.

Até a próxima dica!
;-))

Nenhum comentário:

Postar um comentário