quarta-feira, 13 de março de 2013

Configurando headset bluetooth no KDE4

Na dica anterior, mostrei como configurar um fone bluetooth (headset) no unity. Hoje vamos fazê-lo no KDE4, o que ainda é um procedimento burocrático, embora nada sobre-humano.

Partiremos do princípio de que você tem os serviços bluetooth e pulseaudio funcionando em segundo plano, o que não será visto aqui.

O servidor de som phonon - nativo do KDE - não tem o recurso de alterar saída do som. Ao menos não consegui descobri-lo.

Para saber se estão ativos, rode o comando abaixo:

$ ps aux | grep bluetooth
root  770  0.0  (etc...etc)   0:00 /usr/sbin/bluetoothd


$ ps aux | grep pulseaudio
jose  1552  1.5  (etc...etc)   2:33 /usr/bin/pulseaudio --start --log-target=syslog

Observamos que tudo está ok. Agora espetamos o dispositivo bluetooth na porta usb:


Espere uns 30 segundos e observe que aparecerá o símbolo do bluetooth na barra inferior do KDE, indicando que o dispositivo foi reconhecido:


Nos NoBo's que venham com um receptor embutido, obviamente não tem nada para espetar na USB.

Continuando, vá em K -> configurações do sistema -> bluetooth -> dispositivos -> "habilitar a integração do bluetooth do KDE":

Em "transferência de arquivos" configure as pastas de recepção e compartilhamento, usando as opções que esta oferece de acordo com suas preferências:


Na aba "adaptadores" defina o nome e o comportamento do adaptador:


Muito importante: os passos a seguir devem ser realizados com o fone bluetooth no modo de pareamento, permitindo a identificação por seu computador. Veja no manual de instruções do dispositivo como fazê-lo.

Volte à primeira aba e selecione "clique aqui para adicionar um dispositivo remoto". O fone bluetooth vai ser detectado. Selecione-o com o mouse e vá para a próxima janela:



Insira o PIN padrão do fone, especificado no manual de instruções. Geralmente é "0000":


Terminado o pareamento, o fone estará configurado:


Selecionando o dispositivo com o mouse e clicando no botão inferior "detalhes", você pode classificá-lo como "confiável", o que não trás nenhum problema de segurança:


Feche a janela "configurações de sistemas" e clique com o botão direito do mouse sobre o ícone do som, bandeja inferior, e selecione "configurações do áudio":


Note que o fone está reconhecido como dispositivo de áudio:


Para selecioná-lo como saída de áudio do NoBo, faremos o pulo do gato, a dica final para o sucesso de nosso trabalho... ;-))

Vá na aba "configuração do hardware do áudio" e no "perfil da placa de som" desligue o áudio da placa interna:



Ao clicar em "ok", imediatamente o som sairá pelo fone bluetooth. Para desligá-lo, basta retornar e ativar o som da placa interna.

Na primeria vez que se faz estes passos, parece um pouco complicado. depois que se pega o jeito, não há mais nenhum mistério.

Lembrando novamente que, interrompendo a conexão do fone com o NoBo ou pc, deve-se sempre colocá-lo em modo de pareamento para se conseguir conectá-lo. Isto pode ser feito no botão do bluetooth, perto do do som:


Até a próxima dica!
;-))




Nenhum comentário:

Postar um comentário