segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Openbox como gerenciador de janelas no KDE4

Anteriormente publiquei a dica de como instalar o openbox como gerenciador de janelas do gnome 3, hoje vou fazê-lo com o KDE 4.

Neste ambiente gráfico, ele substitui o kde-window-manager, o kwin, tornando o ambiente muito mais rápido às solicitações do usuário. Não estou dizendo que o KDE ficará mais rápido, fiquem bem atentos quanto a isso.

Primeiramente instale o openbox e o obconf, que estão nos repositórios oficiais de sua distro, segundo o procedimento padrão para ela. Nas derivadas do Debian:

$ sudo apt-get install openbox obconf

ou

$ su -
# apt-get install openbox obconf

Enquanto o openbox é o gerenciador de janelas, o obconf é o configurador daquele, tornando sua tarefa muito mais fácil quando for personalizá-lo.

Terminada a instalação vá no menu "K -> configurações do sistema (systemsettings) -> aplicativos padrão -> gerenciador de janelas -> usar um gerenciador de janelas diferente -> openbox".

Agora você deve clicar em "aplicar -> OK (na janela que se abrir) -> aceitar alterações" e seu KDE4 já estará usando o openbox como gerenciador de janelas padrão:
 

O kwin você pode deixar instalado ou então removê-lo. A única desvantagem é que perderá os efeitos 3D do primeiro. Mas se a sua preocupação é velocidade, isso não será problema...

Para personalizar seu novo ambiente, chame o obconf pelo terminal e altere vários aspectos a seu gosto, como:

* janelas virtuais
* tipo e tamanho das fontes
* temas
* margen
* monitor primário
* redimensionamento das janelas
*  comportamento do mouse etc


Para retornar ao kwin, basta optar por ele nas configurações do sistema e reiniciar sua interface gráfica. Sem maiores complicações!

Até a próxima dica!
;-))

Nenhum comentário:

Postar um comentário