segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

sudo: /etc/sudoers é possuído por uid 1000, deveria ser 0

Esse erro aparece quando você altera usuário.grupo do arquivo /etc/sudoers por engano. Toda vez que precisar do comando sudo, aparecerá o erro "sudo: /etc/sudoers é possuído por uid 1000, deveria ser 0".

Nas distros em que o root não está bloqueado, faça assim:

$ su -
# chown root:root /etc/sudoers
# chmod 0440 /etc/sudoers

Nas distros em que o usuário root está bloqueado, reinicie o seu pinguim e entre pelo modo de recuperação. Aí repita os passos acima:

# chown root:root /etc/sudoers
# chmod 0440 /etc/sudoers

Se você desativou o modo de recuperação no grub, só tem um jeito: acessar o arquivo /etc/sudoers por meio do livre-cd de sua distro preferida. É o que mostrarei a seguir.

Como exemplo, imagine que a partição "/" encontra-se na partição /dev/sda1 do HD gravada com ext4. Em síntese, teremos de montá-la e alterar o arquivo nesta partição. Siga os passos abaixo:

a) ponha sua distro para rodar no modo live-cd
b) como root, no terminal, abra o arquivo /etc/fstab
c) acrescente a linha abaixo:

/dev/sda1   /media/hd   ext4   defaults,noauto   0   0

d) como root, crie o arquivo "/media/hd"

# mkdir /media/hd

e) monte a partição recém criada:

# mount /media/hd

f) refaça as permissões do arquivo "/etc/sudoers" no disco rígido:

# chown root:root /media/hd/etc/sudoers

g) altere as permissões do arquivo "sudoers" do disco rígido:

#  chmod 0440 /media/hd/etc/sudoers

h) desmonte a partição:

# umount /media/hd

i) saia do terminal e reinicie seu pc, retirando o cd do leitor.

Após terminar a inicialização do pinguim do HD, teste o sudo para ver se funciona com antes.

Até a próxima dica!
;-))

4 comentários:

  1. Meu amigo, muitíssimo obrigado! Você salvou meu feriado! rsrs Eu tinha praticamente acabado de montar todo meu sistema na máquina nova. Ai quando inclui meu usuário no grupo do vboxusers para libera o acesso a USB no Virtualbox, escafedeu-se minhas permissões de root.
    UFAAAA!!! Mas valeu ai pela dica, me safo mesmo!!
    Abração e bom feriado!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz por ter "salvo sua pele"... Também passei por problema parecido, por isso a dica! rs rs rs ;-))

      Excluir
  2. Boa tarde.
    Poderia me ajudar? Estou com esse problema, com digito sudo ….
    aparece essa mensagem: sudo: /etc/sudoers.d tem como dono o uid 1000, deveria ser 0
    [sudo] senha para wgtoliveira:
    Após digitar a senha funciona normalmente. Como corrigir esse erro.

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá. basta seguir esta dica. um desses passos que mostro acima servirá para você.

      Excluir