segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Converter vídeo no formato *.ts no linux

Segundo apurei na internet o formato *.ts é um formato de transmissão e armazenamento de áudio, vídeo e programa de sistema de informação e protocolo (PSIP), usado em sistemas de transmissão como DVB , ATSC e IPTV .(1)

Como está sendo comentado no mundo linux, vou dar aqui algumas dicas de como convertê-lo para outros formatos mais populares e destes para o *.ts.

Para as conversões utilizei o programa transmageddon. Veja se ele está disponível para sua distribuição. Nas derivadas do Debian, faça como root:

$ apt-get install transmageddon

Ei-lo:


O uso é intuitivo. Basta apenas selecionar o vídeo desejado em "Escolha o arquivo de entrada" - no formato *.ts - e o de saída.

Nos meus testes o transmageddon conseguiu converter apenas os arquivos gerados com o codec de vídeo dirac, para o formato *.avi. Com o h264 o programa apresenta um bug no ubuntu 12.10. Não testei no Debian.

Com o h264 só deu certo via terminal (ponha tudo em uma só linha):

$ ffmpeg -i VIDEO_DESEJADO.ts -vcodec libxvid -b 2000k \
   -acodec libmp3lame -ac 2 -ar 44100 -ab 128k VIDEO_DESEJADO.avi

Já a conversão de *.avi para *.ts não teve nenhum problema. Você também pode usá-lo para outras conversões entre formatos, vendo o que funciona ou não. Basta dedicar um pouco de tempo à tarefa!

Até a próxima dica!
;-))

2 comentários: