domingo, 25 de março de 2012

Instalando firmware de placas wireless no Debian

Toda vez que for configurar uma placa wireless no debian, a excessão do ubuntu e família, você deve instalar o firmaware respectivo, baixado diretamente do site da distro.

Se não me falha a memória, as únicas placas suportadas nativamente são as broadcom com drivers em código aberto ou que não precisem de firmware. Estes, no debian, foram movidos para a pasta non-fre dos repositórios.

Estes firmwares são universais para i386 e x86_64, sem dependências na instalação. Para saber qual firmware vai precisar baixar, use os comandos:

$ lsusb

ou

$ lspci

e descubra qual placa existente no computador. Por exemplo: se for uma realtek, instale o pacote firmware-realtek; se ralink, firmware-ralink. Excetuam-se as placas mais novas, como as ralink da série 3 (ex.: 3090), que precisam de driver do fabricante.

Realizada a instalação do firmware correto, baixado por outro meio qualquer que não o debian, proceda à ativação da placa como root:

# ifconfig wlan0 up

ou

# ifconfig eth1 up

Para saber se a interface está ativa, basta rodar o comando abaixo também como root:

# ifconfig

Se aparecer "wlan0" ou "eth1", configure seu debian para conectar-se com a internet... Mas como conectar na internet se no debian não vem nenhum gerenciador de rede instalado? 

Mistério, profundo mistério, saber o que se passa na cabeça dos desenvolvedores  do Debian, que lançam uma distro sem gerenciador de redes instalado.

Resolvi o problema baixando manualmente e instalando o pacote network-manager-gnome (NMG), com todas as suas dependências, e instalei com um:

# dpkg -i pacote1 pacote2... pacoteN


Neste link você encontra o NMG e suas dependências. Baixe tudo e instale. Se faltar alguma coisa, volte lá e pegue o faltante. 

Também é possível instalar o wicd, outro gerenciador de redes fácil de usar:


Até a próxima dica!
;-))

2 comentários:

  1. Cara preciso de uma ajuda,eu tenho um notebook cm uma placa ralink 5390 ja tentei de tudo ja instalei quase todas as distros linux e todas depois e um tempo o wifi para de funcionar,o wifi em casa funciona normal ja teste no celular e no windows 7, esse firmware "nao livres'' so pediu pra instalar no debian eu nunca achei comandos pra instalar nas outras distros e nenhuma funcionou corretamente que nem o debian

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. na página http://va.mu/nZAs você obtém informações de como ativar sua placa no debian. Boa sorte. ;-))

      Excluir