domingo, 15 de janeiro de 2012

Wifi Encore ENUWI-NX2 USB no linux

Na dica de hoje, vou explicar como instalar o adaptador wifi usb Encore ENUWI-NX2 no linux, com driver nativo. Para um fácil reconhecimento:



O driver r8192u_usb já vem compilado na árvore do kernel e é carregado automaticamente ao espetá-lo numa porta USB. Se isso não ocorrer na sua distro, faça com usuário root:

$ sudo modprobe r8192u_usb

ou

$ su + senha de root + [enter]
# sudo modprobe r8192u_usb

Para que ele seja sempre carregado no boot, acrescente-o no final do arquivo /etc/modules, sem alterar nenhuma outra linha do mesmo.

Este adaptador precisa de um firmware proprietário para funcionar, que não existe para Ubuntu e derivadas. Para resolver o problema, faça os comandos abaixo, na ordem (um em cada linha):

$ wget ftp://ftp.dlink.com/Wireless/dwa130_revC/Drivers/ ->
   dwa130_revC_drivers_linux_006.zip
$ unzip dwa130_revC_drivers_linux_006.zip
$ su + senha de root + [enter]
# mkdir -p /lib/firmware/RTL8192U
# cp rtl8192u_linux_2.6.0006.1031.2008/firmware/RTL8192U/* \
   /lib/firmware/RTL8192U

Se o firmware não estiver disponível no endereço acima, baixe-o daqui. Se sua distro já o tiver instalado, desconsidere o último passo. Para o Debian e derivadas, exceto Ubuntu e família, resolve-se desta forma:

$ su + senha de root + [enter]
# sudo apt-get install firmware-realtek

Ao conectar o adaptador, a interface de rede será automaticamente levantada. Se for a única, se-lo-á como wlan0. Caso contrário, wlan1, wlan2 etc, dependendo da quantidade dos que estejam conectados no seu NoBo/pc.

Depois é só ir no gerenciador de redes e configurar a conexão wireless.

Até a próxima dica!
;-))

6 comentários:

  1. Eu estou com esse mesmo problema, mas acontece que sou novato em Linux. Instalei o Ubuntu 12.04 e não consigo fazer meu adaptador wireless funcionar. E como o titulo do seu blog diz: "Dicas de Linux para gente inteligente"... EU me pergunto como irei resolver esse problema considerando minha burrice. Hehe.

    Eu não consegui seguir o passo a passo acima, gostaria de saber se existe uma forma mais simples?

    Desde ja agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luan, você não é burro. Está aprendendo e ninguém decretou que deva saber tudo.

      Os passos acima são os mais fáceis que existem. Vai copiar com o wget, descompactar e copiar para o arquivo /lib/firmware.

      Cada comando em negrito ocupa uma linha inteira. Basta copiá-los no terminal que tudo dará certo.

      Boa sorte!

      Excluir
    2. Eu acabei resolvendo o problema de outra forma (troquei o adaptador usb). Hehe. De qualquer forma agradeço muito a ajuda, ja coloquei seu blog nos meus favoritos para quando precisar.

      Abraço.

      Excluir
    3. Fico feliz que tenha encontrado uma saída. Mas se puder configurar o anterior, será bom para seu aprendizado.

      Vai que num dia destes precisa deste conhecimento? rs rs rs

      Volte sempre que desejar e muito obrigado!
      ;-))

      Excluir
  2. Olá.. eu tenho o ENLWI-NX2... mas no meu caso é uma placa pci "adaptador pci sem fio n300"... já tentei de tudo até o ndiswrapper... parece que vc chegou mais próximo de ter uma solução pro meu caso... poderia me dizer se tem como? abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não importa a forma como o dispositivo é conectado no computador. Sendo paca pci, rode no terminal:

      $ lspci

      e veja como sua placa é reconhecida. Se o driver for o mesmo, basta seguir os passos acima.

      Vc pode encontrar ajuda especializada aqui: http://va.mu/UN

      Excluir