terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Gravando imagem iso com o brasero

Vou explicar rapidamente como criar uma imagem iso com o brasero. A imagem iso "é uma imagem de cd, dvd ou bd de um sistema de arquivos ISO9660[1].

Pode-se considerar "uma cópia do conteúdo das trilhas e setores daqueles, contendo os bits de acordo com sua localização"[2]... E teoria, uma imagem ISO é 99,99% fiel ao arquivo original.

A vantagem é que pode ser gravada em qualquer sistema operacional, por qualquer programeto de gravação de cd/dvd. É fácil de transportar e também pode ser "aberto" e/ou "lido".

Explico agora como usar o brasero para criar uma imagem iso de um dvd, lembrando que a este procedimento é ilegal para conteúdo protegido por direitos de cópia restritivos. "Teje" avisado.

Insira o dvd no leitor de seu pc/nobo. Se abrir uma janela perguntando a ação a fazer, escolha o dito-cujo:




Se este recurso não estiver disponível no seu linux,  abra o brasero pelo menu de sua interface gráfica e escolha "GRAVAR IMAGEM - Gravar uma imagem cd cd/dvd existente".



Selecione o local onde será gravada a imagem iso, na janela "Selecione um disco para gravar":



Clique em "Criar imagem" e aguarde a conversão:



Pronto, agora é só guardá-la num local seguro...

Neste link eu mostro como fazer o mesmo procedimento usando o K3b, gravador nativo do KDE.

Até a próxima dica!
;-))

2 comentários:

  1. Por que meu DVD continua em vazio mesmo depois de falar que foi gravado com sucesso?

    ResponderExcluir
  2. É difícil dizer sem maiores detalhes. Qual sua distribuição? Ajustou as permissões para gravação? A mídia está ok? Tente como root...

    ResponderExcluir