segunda-feira, 7 de novembro de 2011

phy0 -> rt2x00lib_request_firmware: Error - Failed to request Firmware.

Se você tem placa wi-fi da ralink e não consegue "subi-la" na sua distro, pode ser por falta do firmware da placa, código binário que não vem no kernel do Debian e outras distros baseadas nele.

Para sabermos se você é um feliz usuário que se encontra nesta situação, ligue sua placa e depois rode o comando abaixo com o root:

$ dmesg | grep rt

Se aparecer mensagem como a de baixo:

phy0 -> rt2x00lib_request_firmware: Error - Failed to request Firmware.

Você terá que procurar o firmware nos repositórios da distro e instalá-lo. No Debian e derivadas, exceto Ubuntu, o comando é (na ordem):

# apt-get firmware-ralink
# rmmod módulo_de_sua_ralink
# modprobe módulo_de_sua_ralink

Imagine que o driver seja o rt73usb:

# apt-get firmware-ralink
# rmmod rt73usb
# modprobe rt73usb

O firmware será carregado automaticamente e resta apenas configurar a conexão. Mas se a sua distro não o tiver, como proceder? Aí é só na base da gambiarra e pode ser que dê certo.

Se não der, aí só mudando de pinguim. Então vamos lá. Abra um terminal e descubra qual a versão de seu kernel:

$ uname -r
2.6.38-11-generic-pae

Agora vá no site do Debian e baixe o pacote firmware-ralink para aversão do kernel mais próxima do seu. O da versão estável, no momento da publicação desta dica, é o que se encaixa no que procuramos.

Basta fazer o download, desempacotar o arquivo com o botão direito do mouse ("extrair aqui") e copiar os binários para /lib/firmware ou /lib/firmware/2.6.38-11-generic-pae (exemplo).

Para isso, faça na ordem, como root:

# cd firmware-ralink_0.33_all/lib/firmware
# cp rt* /lib/firmware/

ou

# cp rt* /lib/firmware/2.6.38-11-generic-pae

Agora é só ativar o firmware no carregamento do driver da placa wi-fi, como já visto:

# apt-get firmware-ralink
# rmmod módulo_de_sua_ralink
# modprobe módulo_de_sua_ralink

no caso do rt73usb:

# apt-get firmware-ralink
# rmmod rt73usb
# modprobe rt73usb

O pacote firmware-ralink do debian contém os binários para os drivers: rt2561,  rt2561s,  rt2661, rt2860, rt2870, rt3070, rt3071, rt3090 e rt73.

Você instalar o pacote deb e também é possível tentar o mesmo procedimento com outros firmwares do Debian, mas não testei essas possibilidades. Então fica por usa conta e risco!

Não garanto que vá funcionar para você mas não custa nada tentar. Independentemente do tipo de distro (deb, tgz, rpm), o enpacotamento é apenas o que difere entre elas, no fundo, no fundo. 

Se os binários foram compilados como a mesma versão do gcc, pode dar certo na sua distribuição. Teste e veja se dá certo.

Até a próxima dica!
;-))

Nenhum comentário:

Postar um comentário