sábado, 29 de outubro de 2011

Linux - reconfigurar diretórios-padrão de seu gerenciador de arquivos

Se você usa uma interface gráfica baseado em gtk (gnome, xfcs ou lxde) pode alterar os nomes das pastas-padrão para downloads, músicas, filmes etc. Veja abaixo as que são configuradas quando instala-se o Linux:


Vou explicar como alterar as pastas para guardar arquivos específicos, mas esclareço que não é simplesmente mudar o nome delas. É alterar a configuração do sistema para que aceite as que você especificar.

Imagine que você deseje salvar seus downloads na pasta "Meus downloads", em vez de na "Downloads". Não adianta alterar o nome da mesma. Não vai funcionar assim pois o sistema vai "procurar" a segunda para guardar os arquivos que baixou.

Como proceder? Simples. Abra um terminal e vá até o arquivo oculto ".config" (tem um ponto -> . <- na frente do nome) e abra o arquivo user-dirs-dirs com seu editor preferido:

$ cd  .config
$ nano user-dirs-dirs




Aí estão os caminhos que deverão ser alterados para que os diretórios-padrão mudem. O texto em inglês é de fácil entendimento e mostra como fazer com que as alterações sejam efetivas. Evidentemente todas as pastas deverão ser criadas primeiro. Exemplo:


ANTES

XDG_DESKTOP_DIR="$HOME/Desktop"
XDG_DOWNLOAD_DIR="$HOME/"
XDG_TEMPLATES_DIR="$HOME/"
XDG_PUBLICSHARE_DIR="$HOME/"
XDG_DOCUMENTS_DIR="$HOME/"
XDG_MUSIC_DIR="$HOME/"
XDG_PICTURES_DIR="$HOME/"
XDG_VIDEOS_DIR="$HOME/"


DEPOIS

XDG_DESKTOP_DIR="$HOME/Desktop"
XDG_DOWNLOAD_DIR="$HOME/Meus downloads"
XDG_TEMPLATES_DIR="$HOME/Modelos"
XDG_PUBLICSHARE_DIR="$HOME/Público"
XDG_DOCUMENTS_DIR="$HOME/Meus documentos"
XDG_MUSIC_DIR="$HOME/Minhas músicas"
XDG_PICTURES_DIR="$HOME/Minhas imagens"
XDG_VIDEOS_DIR="$HOME/Meus vídeos"


Salve o arquivo e reinicie sua interface gráfica. Aparecerá uma janela, como a de baixo, perguntado se quer manter a alteração ou voltar a configuração anterior. Confirme a mudança e pronto:




Até a próxima dica!
;-))

Nenhum comentário:

Postar um comentário