terça-feira, 11 de outubro de 2011

Comprimindo dvd no linux com o dvd95

Se você deseja comprimir um dvd para que caiba numa mídia de 4.7Gb, pode usar o dvd95. Este é um front-end para vários programas que permitem comprimir e gravar dvd's no Linux. 

É baseado em gtk e pode ser usado em várias interfaces gráficas, sendo que muitos pacotes do gnome serão baixados como dependência, de acordo com a que for escolhida.

Mas esclareço que este procedimento não é permitido para arquivos protegidos legalmente contra cópias. Ao realizá-lo, deverá tê-lo para si, mesmo que não venha comercializá-la.

Voltando ao assunto,  aí está o programa:



Ele não vem instalado na maioria das distros. Faça-o segundo o procedimento padrão para a sua, o que não será visto aqui. Uma vez instalado, procure-o no menu iniciar.

Uma peculiaridade deste programa é que ele só abre após o dvd ser inserido no drive. Abaixo mostro o mesmo após ler uma mídia:



O procedimento é super simples: basta selecionar áudio e legendas que quer ver inserir na cópia. O programa calcula automaticamente o grau de compressão para que caiba na mídia virgem de 4.7Gb.

O botão "Propriedades" permite algumas configurações, mas nada que comprometa o desempenho do software. Essa é a principal qualidade a meu ver: muito simples de operar:



Em "Capacidade do DVD" pode-se escolher uma das codificações disponíveis, com diferentes níveis de qualidade da imagem final. 

Recomenda-se testá-las para encontrar a mais adequada. Geralmente a opção "DVD 4.7 GiO" dá o resultado esperado:




Já o botão "Reproduzir" roda o vídeo on-the-fly, usando o reprodutor configurado nas propriedades. Coloque o de sua preferência:




Para iniciar a conversão, basta clicar em... "Converter":



O tempo total da operação varia de acordo com a capacidade de seu PC/NoBo: processador, memória etc. Enquanto o dvd95 trabalha, vá fazer outras coisas.

Terminada a conversão, sobra apenas uma imagem *.iso que deverá ser gravada para a mídia virgem. Para isso, use o botão direito do mouse ou então um programa como o brasero ou k3b.

Até a próxima dica!
;-))

Nenhum comentário:

Postar um comentário