quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Configurar wifi no Linux com o network-manager-gnome (parte I)

Em dicas anteriores, mostrei como habilitar e configurar sua placa wifi no Linux em geral e também no Debian, com o ndisgtk.

Ora, o mais importante é fazer a sua placa wireless ser ativada, carregando o módulo correto para ela. E hoje em dia o suporte para este hardware é muito abrangente. Passando esta fase, o resto é moleza.

Na dica de hoje vou mostrar como configurar sua rede wifi usando o network-manager-gnome (NMG), ou seja, o gerenciador de rede do ambiente gráfico gnome.

O NMG encontra-se próximo ao relógio, como vê-se abaixo:


Clique nele com o botão esquerdo do mouse e vá em "editar conexões". Clique nele:



Vão aparecer cinco abas, que permitem gerenciar as conexões:


cabeada


wireless


3G


VPN


ADSL


Clique no botão "adicionar" e observe atentamente que vão aparecer mais quatro abas, a saber:

sem fio

Nesta aba você vai dar um nome que identifique facilmente a conexão, como "wifi da casa", "wifi do trabalho", e que não tem nada a ver como o nome da rede. Por exemplo: "wifi da casa" conecta-se na rede "minha_casa"; "wifi do trabalho", a "empresa_X". 

Os nomes das redes "minha_casa" e "empresa_X" são as identificações que os pontos de acesso divulgam na sua área de abrangência.

Em "Nome da conexão", coloque o nome identificador que facilite sua memória. Clique no botão que habilita o login automático ("conectar automaticamente") se assim o desejar. 

Em "SSID" você vai pôr o nome da rede (ex.: "minha_casa" ou "empresa_X"). 

No quadro "Modo", opte por "infraestrutura" se desejar conexão com ponto de acesso, ou ad-hoc para conectar-se diretamente a outra placa wifi. Os demais campos deixe em branco pois não são necessários.


encriptação da wifi

 Esta aba é importantíssima pois permitirá configurar o tipo de encriptação da rede, se for privada. Acima mostro os tipos disponíveis mas não explicarei sobre elas. Caso deseje mais informações, basta pesquisar no local adequado.

Se você for conectar-se a uma rede encriptada, deverá obter a senha de acesso diretamente com o administrador. Em uma rede aberta, basta optar por "nenhum".


configurações rede ipv4

Na aba referente ao ipv4 configure o modo "automático" por DHCP, onde o ponto de acesso distribui os endereços IP das estações, ou "manual", onde você deverá inserir os dados como IP, máscara de rede, gateway etc, o que também não será visto aqui.

O método mais comum é a distribuição de IP por DHCP, bastando deixar como opção "método automático DHCP". Já a aba sobre o ipv6 deixe inalterada, pois não tem função numa rede atual, com protocolo ipv4.

Preenchido todos os campos, não há mais nada a fazer a não ser fechar o NMG. Para fazer a conexão, basta estar no alcance de rede configurada.

Se você clicar novamente no ícone do NMG, próximo ao relógio, vai ver a que configurou. Clique sobre ela e espere a autenticação. Prontinho, nada mais resta a fazer a não ser navegar neste vasto mundo da internet.

Até a segunda parte desta dica!
;-))

Nenhum comentário:

Postar um comentário