segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Instalando os plugins para o gravador de cd/dvd brasero

Quem usa qualquer interface gráfica baseada em gtk (gnome, lxde, xfce) tem a disposição um excelente e simples gravador de cd/dvd chamado brasero

Sem muitas perguntas ele faz o que promete e é ideal para usuários que desconhecem ou não querem se aprofundar na arte que "queimar" mídias.

Ei-lo:


Mas para fazer bem feito o que propõe, todos os plugins devem estar presentes, os programas de presença obrigatória. Até o presente momento são:

* md5sum
* normalize-audio
* cdrdao
* dvdauthor
* vcdimager
* libdvdcss2
* dvdcss
* transcode
* wodin
* transcode2vob
* readom
* libisofs
* libburn
* growisofs
* dvd-rw-format
* criador de folder cd/dvd
* genisoimage

A grande maioria é instalada automaticamente, mas os plugins opcionais devem estar presentes de forma obrigatória, para não limitar a funcionalidade do programa.

No Ubuntu, Debian e distros derivadas, os repositórios multimídia deverão estar configurados no sources.list e para a instalação dos mesmos, faça na ordem:

ubuntu
$ sudo apt-get install normalize-audio transcode transcode-utils vcdimager \
   dvdauthor libdvdcss2 cdrdao gstreamer0.10-plugins-base

debian
$ sudo + senha de root
# sudo apt-get install normalize-audio transcode transcode-utils vcdimager \
   dvdauthor libdvdcss2 cdrdao gstreamer0.10-plugins-base

Nas demais distros deve-se procurar quais os pacotes contêm os programas acima e instalá-los segundo o procedimento padrão para elas.

Para saber se todos estão presentes,  abra o brasero e vá em editar -> plug-ins. Os que não estiverem marcados estão faltando, já que ficam ativos por padrão:


Até a próxima dica!
;-))

2 comentários: