sábado, 17 de setembro de 2011

Configurar wifi no Linux com o network-manager-gnome (parte II)

Na dica anterior mostrei como configurar sua rede wireless por meio do network-manager-gnome (NMG). Aquele método é o caminho mais complexo e, sabendo como fazê-lo, ninguém passa aperto.

Hoje vou explicar uma forma mais prática de obter o mesmo resultado, pois quem domina o mais complexo merece a canja de dominar o mais fácil...

O primeiro passo é ativar a placa wireless, usando inclusive o ndiswrapper se necessário. Com a interface wifi funcionante, todo o resto é moleza

Se você usa uma interface gráfica baseada em gtk (gnome, xfce ou lxde), o applet do NMG fica próximo ao relógio:



Clique nele com o botão esquerdo do mouse e veja quais redes wifi estão disponíveis:



Na imagem acima temos a rede "minha_rede". Você também poderá ser notificado das redes disponíveis, dependendo da distro que usar:



Se for aberta, ou seja, não exigir senha para entrar, basta clicar nela que o NMG irá fazer a conexão automaticamente. Se ele for encriptada, ao clicar na rede, vai aparecer a janela onde deverá ser inserida a senha correta. Sem ela, nada feito:



Observe que a encriptação mostrada é "WPA & WPA2 pessoal", previamente definida pelo ponto de acesso. Isso é automático. Basta preencher o campo:



Clique em "conectar" e espere a autenticação. Agora é só navegar e partir para o abraço...


ALGUMA CONSIDERAÇÕES SE A CONEXÃO FALHAR

Reveja a senha digitada, se todos os caracteres estão corretos. Atente-se para a tecla capslock. Mas o fator mais importante de todos é o alcance da placa wifi com driver para Linux. 

Pela experiência que tenho, há drivers que simplesmente não implementam todas as funcionalidades da placa. Haverá situações em que você só vai conectar perto do ponto de acesso (PA). Para esse problema, peça ajuda.

Se todos os passos foram feitos corretamente e a conexão não se faz ou cai a toda hora, e não é possível estar perto do PA, experimente configurar a placa com o ndiswrapper. Já resolvi inúmeros problemas com este recurso.

De mais, você pode sempre contar com ajuda especializada de usuários mais experientes.

Até a próxima dica!
;-))

Nenhum comentário:

Postar um comentário