quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Instalando fontes truetype no Linux

Existem trocentos modos de instalar fontes truetype no pingüim, e o que mostro agora serve para qualquer distro Linux. É um método universal que não deixará você passar aperto na hora da necessidade.

Mas é bom esclarecer que, ao copiar as fontes *.ttf de outro sistema operacional para a sua distro, poderá estar infringindo licenças de uso. Assim, ter uma do próprio SO é uma boa forma de se garantir.

Vamos lá:

1) copie as fontes *.ttf para sua distro
2) crie um diretório para armazená-las, assim:

ubuntu
$ sudo mkdir /usr/share/fonts/truetype/minhas_fontes

outras
$ su + senha de root + [enter]
# mkdir /usr/share/fonts/truetype/minhas_fontes

3) copie as fontes para lá:

ubuntu
$ sudo mv *.ttf /usr/share/fonts/truetype/minhas_fontes

outras
$ su + senha de root + [enter]
# mv *.ttf /usr/share/fonts/truetype/minhas_fontes

4) vá até o novo diretório e rode os comandos abaixo, na ordem:

ubuntu
$ cd /usr/share/fonts/truetype/minhas_fontes
$ sudo mkfontscale
$ sudo mkfontdir 
$ sudo fc-cache -f -v

outras
$ su + senha de root + [enter]
# cd /usr/share/fonts/truetype/minhas_fontes
# mkfontscale
# mkfontdir
# fc-cache -f -v

5) a seguir rode os comandos abaixo com poderes de root:

ubuntu
$ sudo dpkg-reconfigure fontconfig
$ sudo dpkg-reconfigure fontconfig-config

outras
$ su + senha de root + [enter]
# dpkg-reconfigure fontconfig
# sudo dpkg-reconfigure fontconfig-config

6) reinicie a interface gráfica. Não é necessário reiniciar o pingüim.

Esta dica disponibiliza as fontes para todo o sistema, o que facilita a utilização das mesmas pelos diversos aplicativos de sua distro.

Até a próxima dica!
;-))

Nenhum comentário:

Postar um comentário