terça-feira, 30 de agosto de 2011

Alterar comportamento da barra lateral do Unity 3D

Na dica anterior expliquei como alterar o comportamento da barra lateral do Unity 2D. Hoje vou explicar como fazê-lo no Unity, ou Unity 3D, que faz uso do compiz para disponibilizar vários recursos aos usuários.

E é justamente com o compiz que vamos trabalhar. Partirei do princípio que seu Unity 3D já está com ele instalado e funcionante. O que você deve fazer é abrir um terminal e digitar:

$ ccsm

 


Clique no botão "Ubuntu Unity Plugin". Ele é a galinha dos ovos de ouro, composto de 03 abas, sendo as que nos interessam "Behavior" e "Experimental":




Na primeira aba - Behavior - a opção Hide Launcher responde pelo comportamento da barra lateral. Se colocar em "never", ele nunca desaparece. Eu prefiro esta, pois os ícones estão sempre à disposição.

A segunda aba - Switcher - não deve ser alterada, a não saber que saiba exatamente o que estiver fazendo, pois a mudança de uma combinação de teclas pode complicar o funcionamento dos recursos do Unity.

A terceira aba - Experimental - é a mais interessante de todas, pois vários recursos da barra lateral são alterados ali. Nela é que fazemos a festa na personalização da barra lateral.

O "backlight mode" regula o comportamento da "luz de fundo" dos ícones da barra lateral, quando são clicados;

O "Launcher animation" e "Urgent animation" alteram o comportamento dos ícones quando do aplicativo em uso. Quando a barra lateral está oculta, vê-se os ícones movendo-se à esquerda, chamando sua atenção.

"Panel opacity" e "Launcher opacity" respondem pela transparência do dash e da barra lateral, respectivamente. Aqui pode-se brincar a vontade...

O "Launcher icon size" permite alterar o tamanho dos ícones da barra lateral. É um recurso muito interessante de se usar quando opta-se por ter a barra lateral sempre visível. Assim você pode aumentar a área útil do desktop.

No screen abaixo foi o que eu fiz:


Estes são os recursos mais importantes que você pode utilizar. Experimente também as outras opções para ficar bem ao seu gosto.

Até a próxima dica.
;-))

4 comentários:

  1. Usei as dicas mas a barra do unity continua ficando oculta. Também não consegui mudar o tamanho dos ícones.

    ResponderExcluir
  2. Refaça os passos e reinicie a interface gráfica logo em seguida.

    ResponderExcluir
  3. Olá, ac.vasques!
    Estou com um pequeno problema no unity 3D, meus ícones estão ativos, o que pode ser facilmente visto pelas setas que surgem sobre o ícone definindo o status do aplicativo. Inclusive os ícones obedecem aos comandos para lançamento dos respectivos programas que representam. Entretanto, eles estão invisíveis. Já pesquisei na internet e as soluções encontradas de restaurar à configuração inicial não resolveram. Fazer a atualização do unity também não resolveu. Você tem alguma solução?

    ResponderExcluir
  4. Quando isto ocorreu comigo foi só mudar o tema dos ícones. Uso o faenza-icon-theme encontrado aqui: http://va.mu/XVY4.

    Pode ser que lhe ajude!

    ;-))

    ResponderExcluir