segunda-feira, 25 de julho de 2011

Instalando linux no pendrive com unetbootim

Vou explicar como instalar o linux no pendrive, utilizando o aplicativo unetbootim. É fácil, rápido e indolor. Mas atenção: tem distro que não funciona em pendrive e só instalando e usando para ver.

Em primeiro lugar, vá no site do unetbootim, clique no botão "download for Linux" e baixe o programa. Ele tem aproximadamente 200kb!...













Quanto a iso da distro linux, você pode baixar diretamente do repositório dela ou então o netbootim faz isso para você. Mais tarde veremos isso.

Abra um terminal e vá até o diretório onde foi baixado o unetbootim (no momento em que escrevo esta dica, a versão mais atual é a 549). Torne-o um executável:

$ cd diretório/do/download/do/unetbootim
$ chmod +x unetbootin-linux-549

E agora  chame o programa:

$ sudo ./unetbootin-linux-549

ou

$ su + [senha de root]
$ ./unetbootin-linux-549

Ei-lo:












Você pode selecionar "Distribuição" ou "Imagem de disco". No primeiro caso, será possível escolher qual distro baixar e a sua versão. No segundo, você navegará até o diretório onde ela foi baixada separadamente:













Em "Tipo" (parte inferior do programa) você escolherá "unidade USB" e em "Unidade" o local onde o pendrive está localizado. Este último passo é muito fácil. Terminada esta fase, clique em "OK" e espere o processo terminar.

Terminada a gravação, basta dar boot no pc iniciando pelo pendrive, o que é feito configurando-se na BIOS o primeiro boot por ele:














Até a próxima dica!
;-))

Nenhum comentário:

Postar um comentário