sexta-feira, 22 de julho de 2011

Alterar o $PATH de sua distribuição linux

O $PATH é o caminho para o terminal encontrar um executável que você digitou no terminal ou clicou no ícone. Imagine o programeto "ifconfig", que permite modificar os parâmetros das placas de rede. Ele localiza-se na pasta /sbin.

Em algumas distros o diretório "/sbin" não está acessível a um usuário comum, ou seja, a respectiva pasta encontra-se no $PATH do root mas não no do(s) outro(s) usuário(s). Para saber qual o $PATH, basta digitar no terminal:

(root)
$ sudo echo $PATH
ou
$ su + [senha de root]
# echo $PATH

(usuário comum)
$ echo $PATH

Basta então compará-los para saber se possuem as mesmas pastas com os executáveis. Geralmente são:

* /bin
* /sbin
* /usr/bin
* /usr/sbin
* /usr/local/bin
* /usr/local/sbin

Mas nada impede que outras pastas sejam listadas, dependendo da distro. Você pode acrescentar quantas quiser no $PATH do root ou do usuário, de acordo com a função que o linux exerce. Isto é um recurso a mais de segurança.

Se ele serve apenas a sua conta e deseja aprender seu funcionamento, pode acrescentar as que faltam na sua conta. Se for uma estação multiusuário, além de alterá-lo para si pode manter inalterado para outros, já que cada login lê os arquivos em /home/login_do_usuário.

Para alterar o $PATH para todo o sistema, deverá editar o arquivo /etc/profile adicionando as linhas abaixo no final do mesmo:

PATH=$PATH:/pasta1:/pasta2:/pasta3:/pastaN:
export PATH

Para alterar o $PATH de um determinado usuário, edite o arquivo /home/login_do_usuário/.bashrc e acrescente as mesmas linhas acima. Feito um dos procedimentos acima, reinicie a interface gráfica e rode novamente o comando:

$ echo $PATH

para ver se o resultado é o que deseja.  Para qualquer alteração basta refazer os passos anteriores, não se esquecendo de sempre reiniciar a sessão.

Até a próxima dica!
;-))
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário